Chassi Dallara

Seguindo uma carreira distinta na indústria automotiva, a Dallara Automobili foi fundada em 1972, em Varano Melegari, próximo a Parma, na Itália, por Gian Paolo Dallara. Hoje a empresa tem um histórico invejável de sucesso em todo o mundo, projetando e fabricando carros para diferentes categorias.

Na sua história de mais de 40 anos, muitos jovens têm impulsionado e aperfeiçoado suas habilidades nos chassis Dallara. De muitas maneiras a Dallara está em uma posição única de ser capaz de fornecer produtos que podem acompanhar toda a carreira de um piloto.

A Dallara entrou pela primeira vez na Formula 3 em 1978 e rapidamente obteve sucesso. Em uma batalha feroz com seus concorrentes britânicos e franceses, a Dallara acabou saindo vencedora com o seu chassi F-393, que levou a aerodinâmica para novos níveis e introduziu o sistema de mono-amortecedor dianteiro, que ainda demonstra ser bem sucedido até hoje. O sucesso da Dallara resultou na tomada de 90% do mercado mundial para o fornecimento de carros para Formula 3.

Atualmente, o chassi F309 é utilizado na categoria F3-A e o chassi F300/301 é utilizado na categoria F3-Light, no campeonato Brasileiro de Formula 3.

Ficha Técnica

  • Motor: Berta
  • Configuração: 2.3 litros e 4 cilindros em linha
  • Potência: 245 HP à 6.500 rpm
  • Velocidade máxima: 260 km/h
  • Aceleração: 0 a 100 km/h em 3 segundos
  • Desaceleração: 210 a 80 km/h em 2,8 segundos
  • Chassi Categoria Principal: Dallara F309
  • Transmissão: Sequencial na alavanca, 6 marchas
  • Chassi Categoria Academy: Dallara F301
  • Transmissão: Manual na alavanca, 5 marchas
  • Construção: Fibra de carbono e Nomex em honeycomb
  • Peso: 560 kg (ODM)
  • Entre-eixos: 2.730 mm
  • Bitola dianteira: 1.585 mm
  • Bitola traseira: 1.535 mm
  • Altura: 950 mm
  • Pneus: Pirelli PZero Composto S10
  • Dianteiros: 200/540-13
  • Traseiros: 250/575-13
  • Combustível: Gasolina Podium